Imprimir

MUNDO DOS ORIXÁS 12 ANOS

Escrito por Obanise.

 

Portal Orixás

DOZE ANOS DE PORTAL ORIXÁS

1998 - 2010

 

Quem diria que hoje estariamos aqui para contar a própria História do site Mundo Dos Orixás.

Não poderia deixar de me remeter a 12 anos, quando na época, queria encontrar uma forma de divulgar a religião Afrobrasileira para a comunidade.

Lembro quando consegui um domínio gratuito em um site Argentino chamado Starmedia e que após dois anos, encontrei disponível o domínio orixas.com.br.

Na época a internet ainda engatinhava, poucos recursos e, graças ao velho Office, começaram a ser criados as primeiras páginas em HTML.

Tudo era uma dificuldade, velocidade de conexão, preços dos domínios, fontes de arquivos, informações e fotos.

Através do site de Verger e de Carybé, encontrei as primeiras figuras relacionadas a Orixás.

Lembro da dificuldade em colocar no site alguns cantos e que o os mesmos ficavam linkados ao site de Altair Togun. Porém, o rápido crescimento do Portal, fez com que o site de Togun não suportasse tamanha banda (Volume) então, tive que inventar um modo de disponibilizar alguns cantos no próprio site.

Lembro de algumas críticas ao colocar as primeiras informações básicas sobre Odús e os primeiros fóruns abertos onde tanto sacerdotes quanto curiosos, poderiam interagir e dirimir as dúvidas e preconceitos a respeito da religião.

Tivemos grandes parceiros, amigos e contribuintes.

Muitos textos e assuntos tinham que ser minuciosamente colocados devido as regiões e raíz, cada qual com seus modos diferentes de culto aos Orixás, como nas cores, sincretismos, etc. (Ex. Batuque e Candomblé).

Lembro quando convidei Hildo de Logunedé (Fpolis/SC) para auxiliar na criação de novas páginas e a dar sua contribuição para desenvolver informações mais aprofundadas sobre Iyewa, Logunede e representar as informações atendendo os chamados das pessoas que estavam em seu estado.

Foram horas e meses, desenvolvendo, milhares de pessoas solicitando informações, muitas as quais pedimos desculpas por não ter respondido, pois duas pessoas que tinham também seus ofícios fora o mundo virtual, não davam conta.

E o site foi crescendo, os fóruns, os e-mails e também a demanda.

Graças a Ifá, Xandi (Obanise) e Cleide (Ifatola)  cruzaram seus caminhos através do Mundo virtual, unindo esforços.Ifatolá veio a brilhantar e inserir muito mais informações, arte, literatura e cultura em nosso portal. Principalmente relacionado a cultura Afro de matriz, que tornou o site não só uma fonte de informação ao público, mas também uma referência mundial de consultas, pesquisas e cultura, tanto afrobrasileira quanto afro de matriz. Tornando esse portal completo e extremamente útil a sociedade.

Realmente o site cresceu... Já não bastavam mais os simples códigos em HTML e tão pouco, o pequeno espaço de hospedagem...

Quantas vezes ao conversar com amigos e Ir,', de outros Or,', ouvi  elogios... Muitos professores indicando o mesmo a amigos em comum como fonte de pesquisas. Amigos que ficavam espantados ao saber que o site era uma obra com nascimento e manuseio simples, de pessoas humildes.

Com a chegada de Ifatolá ao nosso portal, o mesmo passou a ser uma referência cultural e uma fonte de referência Mundial. Um filho gigantesco, que certamente sem a participação de todos, como nossos amigos e parceiros como "você", não teríamos como prosseguir em frente.

Hoje, pela demanda e quantidades de informações e, a necessidade também de colocarmos artigos direcionados a diversas fontes de pesquisa: Candomblé, Umbanda, Batuque, Público Leigo, Admiradores da Religião, etc. Optamos por dividir em categorias os assuntos pertinentes, separando em dois Grandes Grupos: Afro-Brasileiro e Afro-Matriz (Em um único portal), nos dando mais condições de trabalhar com informações segmentadas e artigos regionalizados.

Por isso, sejam bem vindos ao nosso antigo e ao nosso novo portal, "O Mundo dos Orixás" que nos orgulha tanto e nos faz sentir o quanto valeu à pena todo o trabalho e esforço em criar e tocar em frente.  Esperamos que possam não só continuarem a nos prestigiar com vossas presenças, mas que também passem a fazer parte desta Família, contribuindo, participando, associando-se...

Contamos com a sua presença e seja Bem Vindo a "CASA DOS ORIXÁS"!!!

Obrigado!!!

Alexandre Marques (Obanise-Xandi)